quarta-feira, 25 de junho de 2008

O importante mesmo é competir?


Cansamos de ouvir frases bonitas, que alegram nossas vidas e nos trazem momentos de conforto. Porém a verdade é que muitas vezes são falsas. Essas frases são perigosas porque é difícil contesta-las. Precisa-se ter discernimento e coragem. Dizer uma dessas frases para aliviar uma tristeza ou pra se passar por bom conselheiro ou amigo é falsidade.

Pois bem. Você acha mesmo que é verdade quando alguém fala que o importante é competir?

É o que diz um pai a um filho, quando, na competição de atletismo da escola, o garoto fica em ultimo lugar. Aprecio o pai que faz isso. Mas porque não dizer ao filho a verdade? Dizer o que ele sentia no momento da competição? “Filho, eu torci por você e queria que tivesse vencido. Fico triste porque isso não aconteceu. Se quiser ganhar na próxima vai ter que treinar mais e não ficar na internet até tarde. Vamos, eu te ajudo!”

Se você não quer vencer, pra que está competindo? Porque gastar o dinheiro na inscrição da copa de atletismo se você pode praticar sem competir? Competir é bom. Traz sentimento de satisfação pessoal quando se vence. A dedicação é coroada na vitória.

Nunca é errado querer ser o melhor. É normal isso acontecer. Não reprima este sentimento por vergonha. Encare-o de frente e ILUMINE ESSA ESCURIDÃO!

De certo que o importante é não trapacear. É jogar limpo e querer seu sucesso sendo solidário com os que não venceram. Ser espelho para os demais.

Portanto, entenda que o importante mesmo é vencer! Agora, não pense que as vitórias pra sua vida são sempre as que os outros enxergam. Cuidado com isso. Nunca espere o reconhecimento além do que você mesmo possa se reconhecer.

Abraços

Wendell

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Albert Einstein



“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”

Acho que esta frase traduz bem algumas coisas que quero mostrar neste site.

Analise qual é o tamanho original de sua mente e veja se ela comporta uma gama de idéias que podem te levar a agir diferente. Afinal, abrir a mente a uma nova idéia é transformar reflexões e pensamentos em atos.

Se achar que ela vai estourar é melhor esquecer. Ou o ato é incompatível com a sua capacidade ou sua mente está engessada, ela não expande.

Você é capaz de se transformar? De agir diferente? De esquecer orgulhos ou opiniões alheias? Então ILUMINE SEMPRE SUA ESCURIDÃO.

Enquanto isso, na minha mente...
[Einstein, O universo não está em expansão não, mas continuo fã do Paradigma dos Gêmeos.]

terça-feira, 17 de junho de 2008

Morte às "barrinhas" de Nutry

Costumo associar as atuais Barras de Cereais ao neo-ecoturismo que se instalou como modismo em nosso meio. Elas são o símbolo deste “movimento”.

A nova moda de acampar e viver momentos no campo tem sido um câncer para o meio ambiente. O mercado dos produtos para esta ação está crescendo em progressão geométrica e muitos são os que têm caído nessa ”arapuca”. Hoje é comum ver, no dia-a-dia das grandes cidades, pessoas usando produtos originalmente desenvolvidos para atividades de campo. Isso é um indicativo do modismo como estas atividades têm sido vistas pela sociedade. Veja no supermercado a sessão “camping” e talvez comprará uma barraca que não vai agüentar sequer uma garoa.

Alinhado ao desenvolvimento deste pseudo-ecoturismo, está o crescente avanço de consumo das chamadas barras de cereais, que teve com precursora no Brasil a marca Nutry.

Mas a maior obstinação que tenho com as barras (super-nutritivas? Consulte o rótulo e compare) de cereais não está somente no produto em si e sim nas suas embalagens, corriqueiramente encontradas jogadas nas trilhas e cachoeiras, antes virgens da presença dos neo-ecoturistas, por vezes clientes de agencias de viagens, que vendem seus “lindos e belos momentos ao lado da natureza”. Até quando eles vão existir?

A verdade é que as embalagens são hoje um indicativo de quanto o local está descoberto por turistas incompetentes que não conhecem o valor da natureza.

Abra os olhos e ILUMINE A ESCURIDÃO. Compre frutas e não se deixem levar pelos produtos anunciados pela mídia. Muitas vezes a arte de viver no campo está nas coisas que se consegue improvisar.

No geral, evite produtos industrializados, sobretudo no campo. Sentir-se-á mais como parte do meio.

Wendell Fabricio

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Metanóia

Até onde um conjunto de palavras pode se unir para formar um texto? E mais, até quando um texto pode causar uma reflexão nas pessoas? Melhor: Quando uma mensagem lida ou vista pode fazer uma metanóia em nossa vida?

Metanóia é uma nova maneira de enxergar a realidade. É a transformação. É livrar-se dos entulhos liberando espaço para o novo. Todo mundo fala em mudança, mas, se observarmos atentamente, descobriremos que poucas pessoas realmente mudam.

Dessa maneira, podemos começar ILUMINANDO A ESCURIDÃO quando deixamos de simplesmente nos impressionar ou simplesmente concordar com opiniões alheias sem mudar absolutamente em nada.

É hipocrisia transmitir um pensamento sem que ele seja uma verdade em nossas vidas. Quando o pensamento se torna ação, é exemplo. Devemos ser espelho daquilo que falamos ou pensamos.

Do que adianta apontar e seguir em outra direção?

terça-feira, 10 de junho de 2008

Objetivos e Apresentação

Este blog tem o objetivo de trazer assuntos diversos, sobretudo os de cunho sócio-culturais, políticos e ambientais.

Com uma característica de desafiar e intrigar, pretendo trazer a tona opiniões e reflexões a fim de ILUMINAR A ESCURIDÃO que muitos insistem em estar em diversos momentos e/ou aspectos.

Já fiz de quase tudo um pouco. Estive em picos e vales na minha vida. Certamente, se alguém parar pra analisar algum momento isolado de minha vida, corre o risco de me admirar profundamente ou de me desprezar imensamente. Prefiro ser visto como um somatório de tudo.

Desta maneira, pretendo me aproveitar dos meus momentos de pico e vale (porque não chamar de auges?), pois são minhas inspirações para a escrita.

Forte Abraço
Wendell Fabricio