Me incomoda ouvir falsos conselhos, que, por mais que sejam palavras que trazem certo ânimo, acabam por iludir as pessoas. Um desses conselhos é o “Corra sempre atrás dos seus sonhos” ou pior: “nunca desista dos seus sonhos”.
Conselho irresponsável esse! Pra explicar preciso considerar dois princípios:
PRINCIPIO 1: O limite da felicidade e da infelicidade é bem próximo. A felicidade está ligada com a questão de satisfazer seus desejos, independente se ele é grande ou não.
PRINCIPIO 2: A felicidade não está associada à riquezas ou bens materiais. É plenamente comum uma pessoa pobre ser mais feliz que uma rica.
Posto isso, pretendo mostrar que sua felicidade está ligada ao que você consegue realizar dentro do que pretende. Assim, o segredo é você controlar (ou tentar) o que deseja (ou o que senha). Considere esse exemplo:
João decide que seu desejo é ter um carro importado. Na verdade ele não precisa de um, mas seu vizinho e as propagandas que ele vê na TV o induzem a pensar que isso é bom pra ele. Porém João vive com cerca de 1,5 salários mínimos e o valor do carro e pouco superior a 100 salários mínimos (cerca de R$ 45.000,00). Uns diriam a ele: “nunca desista dos seus sonhos”. Eu diria: “Pare de sonhar”.
Isso não é questão de pensar que ele (o João) não é capaz, é questão de privar ele do simples e arrasador sentimento de F-R-U-S-T-A-Ç-Ã-O. Sentimento comum no nosso dia a dia, mas que luta contra a felicidade, contra a satisfação. Esse sentimento tem um caráter persistente, de tal modo que, uma vez frustrado(a) em determinado assunto, muito provavelmente continuará lamentando o fato de não ter conseguido cumprir.
Assim, defendo a bandeira de que, procure se contentar com coisas tangíveis. Mesmo que sejam planos trabalhosos de concluir, devem ser planos simples. Se você é rico ou pobre, não procure se satisfazer com bens superiores aos seus. Não busque riqueza e dinheiro e sim satisfação.
Evite sonhar! Quando você liga o automático do sonho, você vive na condição de realizar todos eles pra se satisfazer e certamente vai desejar mais que conseguirá realizar.
Não existe relação entre dinheiro e felicidade a não ser que você atribua isso, mas nesse caso, assuma os riscos de não conseguir e ser infeliz mesmo com muito dinheiro. Mas pense: Não há limite para a ambição! Seja inteligente e ILUMINE SUA ESCURIDÃO.
Abraço. Estou de volta!
Obs.: Este assunto é muito mais complexo que isso. Tenho muitas reflexões e já há cerca de três anos que venho desenvolvendo este raciocínio. Parte dele está traduzida aqui, obedecendo minha linha neste blog: escrever textos pequenos que deixam espaços vazios no entendimento, o que, ao meu ver, obrigam a reflexão no assunto, mesmo discordando de meus pensamentos.
3 comentários:
Parar de sonhar? Não é demais? Não seria mais adequado sonhar em algo realmente tangível? Do jeito que vc fala é equivalente ao cara que não querendo mais gastar muito dinheiro, explode todas as lojas do mundo.
O negócio é se controlar, e não se privar.
Na verdade, esta caracterizando sonhos de pessoas alienadas... que querem sonhos... para a mostrar superioridade, capacidade, Status para pessoas que ele quer agradar.... Também nao diria a ninguém para deixar de sonhar mas lhe diria q o bem ESPIRITUAL... É múltiplas vezes melhor do q o bem material... PQ isso a satisfação de adquirir um Mansão por exemplo nunca sera tao grata qto passar um dia com a familia ou fazer bem pra quem nao tem onde morar digo isso pq todo ser humano quando consegue um material SONHADO como dizem, depois de um tempo fica vazio...
Bom, eu estava formulando um comentário que talvez faça sua opinião sobre isso balançar.... mudar não.. balançar.....Seu sonho ai.. Esta muito relacionado a dinheiro, a coisas materiais, poxa ele realmente pode estar, mas nem sempre, eu acredito que sonhar é sempre bom, seu sonho ta relacionado com idéias, com almejar alguma coisa, e nem sempre é assim, a gente pode sonhar e só apenas pensar em algo diferente do que a realidade nos mostra, por simples vontade, por desejo, por nada. Se quando sonhamos almejar alguma coisa seja ela uma condição diferente da atual, isso mostra apenas que estamos vivos, que temos necessidades, que temos vontades, ou que somos normais...num mundo louco...E se a busca por este sonho, e nem sempre isso acontece, nos leva a frustração, aprendemos também ai. Frustração não é sinônimo de infelicidade, é na verdade um empurrão para sonharmos novamente, e aprendemos muito com isso.
Na verdade eu acho que vivemos sonhando.... a nossa curiosidade de saber o que vai acontecer amanhã, e a possibilidade de não saber isso é tão grande que acaba tornando isso mais interessante ainda, instigando ainda mais a necessidade e o ato involuntário de sonhar.... Sabe o que é cruel... a realidade ... essa sim é cruel...e se não nos desligarmos um pouco dela nem que seja sonhando, a chance de vivermos descontentes é muito maior... Isso não ta relacionado com riqueza.... e sim com possibilidades... E não somos felizes e/ ou infelizes... Estamos infelizes ou felizes.. isso são momentos.. e vivemos de momentos.... de fragmentos.... que nos faz ser o que somos.... Ninguém consegue ser feliz o tempo todo.. imagine se conseguíssemos ser felizes com tantas atrocidades por ai.. Mesmo tendo o sonho mais legal em mãos... ou o contrário.. Ninguém é infeliz o tempo todo... Pense num problema seu... e você encontra outra pessoa.. com seu problema multiplicado por dez.. e ainda rindo.. porque esta sonhando...
Somos felizes quando sonhamos... a questão é fazer a nossa parte... para que possamos continuar a sonhar... e possibilitar que outras pessoas também o façam... mais um sonho... mais uma realização ... e depois desta outro sonho... e assim vai....
Postar um comentário