terça-feira, 18 de agosto de 2009

Deixa eu te contar um segredo?

Você sabia que as pessoas sabem mais sobre você e suas ações do que você mesmo pensa? De maneira geral, o ser humano adora compartilhar um segredinho. E isso resulta numa situação corriqueira e interessante.

Considere os personagens: Joana, Maria e Pedro. Maria se apaixona por Pedro, que é amigo de Joana. Eles acabam tendo um caso “secreto”. Maria decide quebrar o trato de segredo que fez com Pedro e conta tudo pra Joana.

Joana gostou de saber da história, mas como ela é amiga de Pedro também, não resistiu e decidiu perguntar mais detalhes para Pedro:

Joana: “Pedro do céu! Fiquei sabendo o que rolou entre você e a Maria. Mas olha Pedro, eu prometi pra Maria que ia guardar segredo. Por favor, não conte a ela que eu te falei. Você promete que não vai falar nada?”.
Pedro: “Sim Joana, eu prometo. Mas me conta, o que a Maria achou de mim?....”


Essa pequena e simples história ilustra o que acontece muito mais complexamente na vida real, envolvendo não apenas três pessoas. Vou chamar isso de ciclo do segredo estendido. Ou seja, não existe segredo nenhum! Todos sabem da história, mas os envolvidos pensam que apenas as pessoas que eles próprios contaram é que sabem.

Não sejamos ingênuos. Se você quer ter algum segredo sobre sua vida, guarde-o pra você mesmo, porque, a partir de quando você o compartilha, não é mais segredo. E te garanto uma coisa: se você mesmo não conseguiu guardar, seu confidente é que não vai.

Se você mesmo pede: “Promete que não vai contar pra ninguém?”, essa pessoa fará o mesmo pedido ao outro, que por sua vez contará pra o outro e por ai vai....

Um abraço

Wendell Fabrício

Nenhum comentário: