segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cerveja e Copa do Mundo

Abaixo as propagandas de cerveja que circulam na mídia. A estratégia de marketing adotada pelos fabricantes de bebidas é ridícula e claramente chama o consumidor de idiota. E o pior é que funciona.

Beber determinada marca de cerveja fará você conquistar instantaneamente várias mulheres bonitas. Uma outra cerveja é bebida apenas por pessoas trabalhadoras e guerreiras (que devem beber em plena quarta-feira). Creio que, infelizmente, em determinadas épocas, 30 a 40% de todas as propagandas são sobre bebidas alcoólicas e absolutamente nenhuma delas toma conhecimento da inteligência do consumidor. São todas do mesmo tipo, independente da marca.

Recentemente assisti a um documentário muito bom sobre os males causados pelo cigarro. Este documentário teve foco nas estratégias de marketing que os fabricantes de tabaco usavam, associando o fumo a pessoas bem sucedidas e famosas. Ultimamente a mídia tem fechado o cerco contra esses fabricantes e hoje quase não existe comercial de cigarros. Nem se vê mais as marcas de cigarros como patrocinadores de eventos esportivos, no ímpeto de desassociar o fumo ao esporte. O que se vê é um futuro ruim para os fabricantes de cigarro, mas e para os fabricantes de bebidas, que representa bilhões no mercado mundial?

De fato, os boicotes aos produtores de tabaco se deram pelo aumento do numero de câncer e um argumento que vi no documentário é que o cigarro matou mais no século passado que todas as guerras somadas. Mas porque, sob o mesmo argumento, não se condena os fabricantes de bebida?

Mas eu te pergunto: A bebida não mata muito mais que o tabaco? Nesta conta, ainda não estou inserindo os que morrem indiretamente pelo álcool, como nos vários casos de crimes cometidos sob o efeito alcoólicos ou pelos acidentes de trânsito.

Voltando ao assunto das propagandas, o que mais me indigna são os comerciais de cerveja associadas à Copa do Mundo. Algumas delas trazem uma imagem de que os próprios jogadores obtiveram sucesso na carreira por beberem. As mais apelativas são alusivas a uma cerveja nacional dita como patrocinadora da competição, onde jogadores do Brasil mostram que possuem garra e vencem desafios como todos aqueles que beberem a mesma. Será que, se eu beber bastante antes da peladinha de amanha, farei muitos gols também? Ilumine a escuridão!

Um abraço

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