domingo, 26 de setembro de 2010

Abaixo às pesquisas de intenção de voto

Tenho pensado sobre como a divulgação de pesquisas estatísticas para intenção de voto influencia no resultado das eleiçoes. De fato, muitos votos são dados ou deixados de dar a determinado candidato em detrimento dos resultados destas pesquisas.

Os órgãos e empresas de notícias utilizam essas pesquisas para fazer capital, vendendo jornais e conquistando espectadores em rádio e televisão. E certamente esse é o unico objetivo deles, se beneficiando da liberade de expressão e de nossa "extrema" necessidade em saber quem provavelmente "ganhará as eleições". Reles curiosos que somos.

Temos, então, uma eleição pouco secreta no que tange aos resultados finais e nós saimos satisfeitos em participar de um processo não tão democrático quanto parece.

Como se pode facilmente constatar, muitas campanhas eleitorais veiculadas na mídia utlizam argumentos apoiados nestas chamadas pesquisas de intenção de voto como se a opinião de outros eleitores devesse influenciar em nossa decisão. Porque um candidato que está liderando uma pesquisa de intenção precisa ficar repetindo isso em suas propagandas, em lugar de divulgar suas propostas de mandato? A resposta: Porque ele sabe que muitas pessoas manterão firmes sua decisão de votar neles e muitas outras também votarão em virtude do medo que tem de "perder" seu voto. E assim nossa atenção é desviada.

Eu mesmo já ouvi algumas vezes coisas do tipo: " Eu não voto no fulano porque sei que ele não vai ganhar". E sabe mesmo, mas pra que saber isso? Eis o ponto que quero colocar em tudo isso.

Porque saber os provaveis resultados (sabemos que é muito raro uma pesquisa estatística correta falhar, aceitando as devidas margens de erro) da eleição se teremos 4 anos para conviver com isso depois?

Por isso que defendo a bandeira de não responder entrevistas sobre intenção de voto e de alguma forma torço para que elas não existissem. Ilumine a escuridão e tente não ser manipulado.

Um abraço

Wendell Fabrício

Nenhum comentário: