sábado, 3 de dezembro de 2011
Alter do Chão
Alter do Chão é um lugar conhecido e reconhecido pela grande massa da população brasileira? Não! Mas deveria. E como deveria! Um dos lugares mais belos que já visitamos.
O “Caribe Brasileiro”, como é chamado pelas revistas e órgãos turísticos, possui praias consideradas como as mais bonitas do Brasil. As águas super cristalinas e mornas do Rio Tapajós transportaram e depositaram espessos bancos de areia que formaram diversas praias e belas enseadas que se tornaram lares de centenas de espécies de peixes amazônicos.
A paisagem local é um misto da grandeza hídrica do Tapajós com a imponente e intocada Floresta Amazônica. Para chegarmos lá, pegamos um vôo em Belém para o município de Santarém/PA e de lá foram cerca de 40km até o vilarejo de Alter do Chão. A região fica no coração amazônico, próximo da divisa com o estado do Amazonas.
Dentre as principais atrações aproveitamos a Ilha do Amor, que é na verdade uma bela enseada, formando também um imenso lago em uma de suas margens. Alugado um barco, podemos conhecer diversos ambientes, desde mais áridos, com praias e extensas bancadas de areia, até mais úmidos, com mata fechada e manguezais.
Essa viagem preencheu uma lacuna em nossa estadia (que já dura dois anos) pela Amazônia, pois a Região de Santarém é um pólo estratégico para a conservação da maior selva tropical do mundo. É onde dois rios gigantescos (Tapajós e Amazonas) se encontram. Pensando de forma estratégica, para conhecer um pouquinho da nossa Amazônia, seria salutar pensar em conhecer as regiões mais enfáticas do próprio Rio Amazonas.
E foi o que fizemos: no inicio de 2010 fomos até Manaus/AM conhecer o início do rio, que é formado pelo encontro das águas dos rios Solimões e Negro. Já no início desse ano fomos até Macapá/AP, conhecer o Delta do Rio Amazonas, onde o rio é abraçado pelo Oceano Atlântico após percorrer mais de 6000km. O que faltava era conhecer a região de Tapajós, importante no marco histórico e econômico da Amazônia.
Portanto, mais uma vez eu levanto a bandeira: Ilumine essa escuridão, conheça o seu país, aprenda sobre culturas locais e valorize isso porque é conhecendo a vida dos outros é que podemos extrair o melhor para sermos pessoas melhores e menos ignorantes.
Um abraço
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Amei Alter, um dos lugares mais bonitos que já conheci. Fui em uma época bem vazia, só tinham quase gringos por lá. Recomendo a todo mundo. Ótimo post, deu vontade de voltar!!!
Acompanhar as experiências do Wendell e da Flavinha é maravilhoso!! Escolhi um caminho que por enquanto não me permite passar por estas experiências, mas concordo com eles quando nos lembram sempre que "devemos conhecer nosso país"... Gente, mais uma vez obrigada por dividirem toda essa riqueza conosco! =)
Abraços e SAPS!
Ellen Mariana
lindo!
Postar um comentário