segunda-feira, 8 de junho de 2009

Analisando comportamentos

É possível prever o comportamento de uma pessoa analisando sua forma de olhar, andar e vestir. Baden Powell, o fundador do escotismo, escreveu um livro* que me fez começar a desenvolver essa perícia. E assim eu fiz e faço.

Ele exemplificava situações de sucesso ao analisar o comportamento de uma pessoa apenas pela forma de andar. Pode-se pensar que é presunçoso julgar uma pessoa apenas pela sua forma de agir, mas constitui numa ferramenta boa para prever comportamentos.

Há alguns anos, percebi que tenho a “mania” de querer saber o que uma pessoa vai fazer no futuro, analisando o presente. Namoradas, parentes e amigos já sofreram um pouco com meus testes formulados (principalmente quando percebem que era um teste). Eles (os testes) têm como objetivo analisar o comportamento que a pessoa tem quando submetida à uma situação qualquer. Você mesmo pode criar uma história e ver a reação da pessoa, você pode também usar uma história existente e esperar a reação ou o comentário...

De certa forma, é muito útil tentar conhecer uma pessoa analisando minuciosamente suas ações e extrapolando isso para outras situações. Assim, você pode tentar selecionar melhor as pessoas que estarão ao seu lado. Seja um amigo, um empregado, uma mulher...

É cruel isso? Medo de errar um “julgamento”? É questão de estatística. Trabalhando, você pode reduzir bastante a probabilidade de erro e, se essa probabilidade for menor que 50%, já vale a pena tomar uma atitude por meio de seu veredicto.

Em textos futuros, pretendo trazer alguns exemplos de testes, outros sobre análise de comportamento.

Forte abraço

*Escotismo para Rapazes, 1907. Edição Nacional: UEB

Um comentário:

Flavia disse...

Eu já sofri com os testes!!