domingo, 5 de junho de 2011
Amapá
O estado do Amapá está localizado quase que inteiramente no Hemisfério Norte.
Eu e Flávia, em nosso projeto de conhecer a Amazônia brasileira, no último feriado da Semana Santa decidimos dar o ar da graça por aquelas terras. A ideia era ir sem nenhuma programação definida, deixando para definir tudo no local.
Fomos primeiramente para a capital do estado. Macapá é uma cidade muito bonita e a única capital do Brasil que não se chega via terrestre (opções: avião ou barco, que neste caso são 2 dias até Belém). A cidade é banhada pelo maior rio do mundo, o famoso Amazonas. E que rio! Há exatamente um ano atrás conhecemos o Amazonas na sua origem, na cidade de Manaus-AM e ele segue com a mesma exuberância e imponência. Boa pedida para a cidade é saborear os diversos pratos feitos com peixes (dizem que são os melhores do Brasil) e nós aproveitamos isto também.
Além de ser uma cidade bem estruturada, Macapá tem o monumento Marco Zero, onde passa a linha que divide o nosso globo em hemisférios, a Linha do Equador. Pela primeira vez estivemos no hemisfério norte e esse marco geográfico tem certo sentido em nossas vidas, coisa de casal viajante e.... bô, bô, bô...
A Fortaleza de São José é o maior forte que eu já vi. Construída entre 1764 e 1782 por mãos escravas para garantir o domínio português no extremo norte e defender aquela região de possíveis invasores, surpreende pelas dimensões, mas nunca foi utilizado.
Decidimos alugar um carro e partir em direção ao norte do estado, até chegar à cidade de Serra do Navio. Estrada horrível na maior parte dos trechos. Na viagem passamos por algumas cidades de pequeno porte (Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes), mas que sempre tem ao menos um balneariozinho convidativo para banhos. Esses balneários são quase sempre na beira da estrada onde as prefeituras das cidades tomaram todo o cuidado de fazer barragens e formar piscinas naturais.
Contudo o melhor banho de todos foi nas águas azuis da Lagoa Azul, na Serra do Navio. Esta lagoa é formada por uma mina finalizada e é realmente linda. Destaque também para a APA do Curiaú, que fica próximo a Macapá. Possui um volume d`água incrível, em uma região de planície alagada, com muitas plantas aquáticas.
Queríamos ter ido ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, que é o maior Parque Nacional do Brasil e uma das maiores áreas protegidas em floresta tropical do mundo. Queríamos também ter visitado os índios Waiãpi em Pedra Branca do Amapari. Porém para estas duas atividades precisaríamos de autorização, e como era feriado, não tivemos como tirá-las na hora.
Enfim, vejam as fotos. Temos muito mais. Destaque para a foto no Marco Zero, eu no hemisfério norte e a Flávia no hemisfério sul. Para uma descrição mais detalhada, nos procure: adoramos divulgar a região amazônica. Ainda falta conhecermos a Amazônia ocidental (como o Acre) e outros pontos específicos.
Um abraço
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Adorei... hehe
O processo de destilação simples: Faça uma linha no chão. Atravesse-a e você estará daquele lado, atravesse de novo e você estará destilado. Viu como é simples?
Um lado=Um hemisfério
Outro lado=Outro hemisfério!!!
\o/
Obrigada por dividir conosco essas experiências Wendell... Adoro ter notícias de vcs e adoro tb ter notícias de lugares a visitar!!! hihihihihih
Dificilmente pensamos no Amapá como opção de turismo e vc valorizou muito o conceito desse estado para todos nós!!!
Obrigada!!
Esse blog está muito interessante e bem escrito. Parabéns Wendell, continue postando.
Wendell, com um foco diferente, mas um lindo blog sobre viagens que eu ainda não sei se você conhece... viajandocomagabi.com.br .. Tem seus laços com o 83!!! =)
Nada melhor para uma bióloga, um geólogo e dois escoteiros do que conhecer as maravilhas da nossa maior riqueza natural. :)
Achei legais de mais essas fotos, principalmente a última. :)
Boa sorte pra vocês nessas descobertas.
Abraço!
Postar um comentário