Hoje em dia existe um clamor geral no sentido de abolir o preconceito de nossos costumes, no que tange o trato com outras pessoas. E como temos ouvido sobre os malefícios do preconceito racial e homossexual.
Veja só: A palavra preconceito deriva etimologicamente de pré-conceito e por isso, muitas pessoas pregam erroneamente o fim deste “pré-conceito”. Pré-conceito significa conceituar ou fazer juízo de algo (ou alguém) sem que se conheça, ainda, o todo. Fazer um pré-juízo de alguma coisa é altamente positivo e praticamente impossível evitar. Quando conhecemos alguém ou alguma coisa, sempre temos um conceito que podemos chamar de primeiro conceito (comumente dito primeira impressão).
Então, ter um pré-conceito ou primeira impressão não é nada abominável. Ruim é usar desse conceito, algo definitivo, o que prejudica o correto caminho no conhecimento e mudança (ou ajuste) do conceito inicial.
Hoje em dia, usa-se a palavra preconceito, que nada mais é que um juízo preconcebido manifestado de forma discriminatória. Se ligue, veja a diferença e ilumine a escuridão. Conceitue sim, e desde o princípio. Analise pessoas, lugares, crenças... e prossiga no caminho do estudo e análise do que te rodeia.
Abraço
Um comentário:
Exatamente. É como eu também penso.
Muitas pessoas usam as palavras de forma tão comum sem mesmo saber o seu significado, sendo algumas pessoas até prejudicadas por tal situação. É lamentável as vezes!
Abraço Vendell!
Postar um comentário